Decisão do Presidente do Banco Central tem Impacto Negativo Nos Clientes do Nubank

Por João Pedro • 11 de Outubro de 2023

Finanças

Anúncio

O Nubank, fintech brasileira fundada em 2013, destaca-se globalmente por desafiar normas bancárias tradicionais. Conhecido por serviços inovadores e ausência de tarifas, como no cartão de crédito sem anuidade, a empresa expandiu sua oferta para incluir conta corrente, empréstimos e investimentos. Com foco no cliente e adoção rápida de tecnologias disruptivas, o Nubank continua a remodelar o setor bancário, redefinindo as expectativas dos consumidores. Está disponível para Android e iOS.

Contudo, em breve, está previsto um cenário de mudança para vários clientes do banco. Isto se deve a uma série de decisões tomadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que começaram a impactar o rendimento das contas que proporcionam vantagens como alta liquidez, rentabilidade atrativa e a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entre outros benefícios.

Uma das decisões com potencial impacto nos investimentos feitos através do Nubank está associada à redução da taxa Selic, que representa os juros no Brasil. Antecipa-se que essa diminuição se torne uma tendência constante, com uma média prevista de queda de 0,50 pontos percentuais.

Quais são as alterações para os investidores que utilizam o Nubank?

Essa redução terá impacto nos investimentos automáticos realizados pelo banco, uma vez que o rendimento ao cliente está geralmente vinculado à taxa estabelecida pelo Copom, órgão do Banco Central do Brasil responsável por definir as diretrizes da política monetária do país, incluindo a taxa básica de juros (Selic). Cada redução na taxa Selic resulta, portanto, em menor rentabilidade nos investimentos. A expectativa para os próximos meses é de uma redução ainda mais significativa.

Para aqueles que desejam continuar investindo, mas procuram opções mais vantajosas, os especialistas recomendam considerar ações com histórico consistente de pagamento de dividendos. A queda projetada na Selic nos próximos meses deverá beneficiar os investimentos em ações.

Entretanto, é crucial ter cautela ao investir, uma vez que alguns ativos apresentam riscos. Recomenda-se que um limite máximo, geralmente entre 15% e 20% do patrimônio do investidor, seja alocado em ações ou fundos de ações para mitigar os riscos, especialmente para aqueles que estão ingressando no universo dos investimentos.

Leia também

O Melhor Momento para Começar a Investir

O Nubank, fintech brasileira fundada em 2013, destaca-se globalmente por desafiar normas bancárias tradicionais. Conhecido por serviços inovadores e ausência de tarifas, como no cartão […]

João Pedro • 11 de Outubro de 2023

Finanças

Ler o artigo »

Desvendando o Futuro Financeiro: Os Benefícios do Open Finance para o Consumidor Brasileiro

O Nubank, fintech brasileira fundada em 2013, destaca-se globalmente por desafiar normas bancárias tradicionais. Conhecido por serviços inovadores e ausência de tarifas, como no cartão […]

João Pedro • 11 de Outubro de 2023

Finanças

Ler o artigo »